Quarta Abril 24, 2024

Na manhã de hoje, na sede do CISSUL- Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, durante a reunião de lançamento do projeto, o presidente do consórcio e prefeito de Andradas, Sr. Rodrigo Aparecido Lopes reforçou a importância da união de esforços de todas as instituições que têm como objetivo principal preservar a vida dos cidadãos. Todos os parceiros envolvidos no Projeto “ATUAÇÃO - PARCEIROS PELA VIDA” trabalham para garantir a segurança e a integridade física de todos, prestando os melhores serviços de proteção e atendimento de urgência e emergência a toda população.
Representantes de todas as corporações parceiras estiveram presentes na reunião, ocasião em que puderam apresentar sugestões importantes para o direcionamento das ações.
O Ten Cel BM Giuvaine Barbosa de Moraes, Comandante do 9º BBM – Batalhão de Bombeiros Militar apresentou anteriormente dados técnicos aos gestores do CISSUL/SAMU, o que contribuiu para o planejamento do projeto e definição das ações. Na reunião, o Comandante afirmou que considera o projeto inovador, grandioso e bastante importante, pelo fato de integrar todas as instituições e prefeituras da região.
A primeira ação será realizada no período do CARNAVAL 2017, feriado prolongado de 24/02 a 01/03/2017, em cidades de maior concentração de foliões e fluxo de visitantes, dentre elas Boa Esperança, Muzambinho, Santa Rita do Sapucaí e Lambari. Estiveram presentes na reunião representantes das prefeituras que se comprometeram a disponibilizar as ambulâncias brancas dos municípios para os atendimentos de menor gravidade.
O Coordenador Médico do SAMU, Dr. José Sérgio Tavela Jr., juntamente com o Diretor Clínico, Dr. José Fábio Capozzi e a equipe do NEP – Núcleo de Educação Permanente irão disponibilizar um treinamento aos profissionais que atuam no atendimento dessas ambulâncias municipais, a fim de integrar todas as equipes operacionais envolvidas nessa operação.
Visando atingir os objetivos propostos pelo projeto, o SAMU vai transformar as USB (Unidades de Suporte Básico) em USA (Unidade de Suporte Avançado) nas bases descentralizadas de Boa Esperança, Lambari e Santa Rita do Sapucaí. E ainda locar uma USA no município de Muzambinho que não possui uma base descentralizada.
O projeto “ATUAÇÃO - PARCEIROS PELA VIDA” será disponibilizado em todos os períodos de feriados prolongados e durante eventos de grande porte realizados nos municípios que integram o consórcio.
Esperamos que a população tenha consciência dos seus deveres quanto à prevenção aos riscos que aumentam nessas ocasiões, evitando excessos que possam comprometer a vida."
(Fonte: CISSU/SAMU)